O programa definido, impunha as regras e vinculava cada atitude, cada traço, cada pormenor…num espaço existente, como gabinete e showroom de uma firma de alumínio, localizado no rés-do-chão de um edifício da cidade do Porto, delineava-se a necessidade de incutir uma nova imagem, que acompanhasse a evolução técnica e a competitividade dos tempos modernos.
Em termos organizativos, definiu-se a base de trabalho, incutindo-se uma nova dinâmica a um espaço pré-concebido, procurando o respeito pela filosofia e estrutura existente. A solução visava assim, grande simplicidade de funcionamento, com um diagrama de distribuição, que se dividiria ao longo de três níveis.
A partir de uma intitulada recepção, implementou-se o acesso aos vários espaços, que constituem a área de intervenção, nomeadamente, a uma sala de reuniões, uma área de trabalho e a um gabinete. Em complemento destes espaços, a área de exposição, acaba por ser subdividida em dois níveis, ganhando uma nova dimensão e dinâmica.
Procurando uma melhor definição dos espaços protagonizados, ajudando a consolidá-lo, os materiais e a iluminação, acabarão por se tornar nos protagonistas da actuação, havendo todo um jogo de materiais, texturas e cor dominada pelo branco, com destaque para a inclusão dos produtos de alumínio, que a “Extrusal” pretende promover.
Do exterior a ideia a conferir um efeito de surpresa para o transeunte…com o carácter de parede, painéis de veneziana procuraram encobrir todo o interior do espaço de intervenção.
E do programa definido, mais do que um espaço para a exposição de “produtos”, procurou-se proporcionar, um ponto de encontro empresa-cliente, flexível… representativo, mas sobretudo funcional, proporcionando, diferentes formas de estar inerentes a um espaço, com uma nova imagem…