Localizado junto à praia, no lugar da Gelfa, concelho de Caminha, este espaço de saúde designado por UNIDADE DE SAÚDE DA GELFA, pretende prestar apoio a pessoas com doenças crónicas ou com diferentes níveis de dependência, em regime de internamento de longa duração.
O intuito da proposta consiste na adaptação de um edifício existente, tendo como objectivo a integração e enquadramento no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Paliativos, bem como a adaptação e ligação através de uma “manga suspensa” do mesmo ao edifício-mãe. Esta ligação será implementada, por forma a coadunar a mesma com o organigrama interior existente.
O edifício alvo de intervenção, compõe-se em 2 pisos, e, por forma a dar cumprimento ás exigências do programa e à legislação, será necessário um aumento de área do mesmo, prevendo-se, arquitectónica e estruturalmente, a adaptação ao existente.
Os espaços interiores propostos, desenvolvem-se por forma a responder ás necessidades dos utentes, sem descurar o conforto, proporcionando um ambiente acolhedor. Este ambiente resulta da interligação com o exterior, caracterizado por um amplo espaço verde com vista para a mata da Gelfa, factores que catalizam um ambiente prazeroso e de convivência.